Destino mais cobiçado da Região dos Lagos, Búzios ficou mundialmente famosa devido a uma famosa admiradora. Brigitte Bardot visitou a cidade no verão de 1964 e espalhou a descoberta de um verdadeiro paraíso. Foi assim que a pacata vila de pescadores ganhou ares charmosos, pousadas requintadas, lojas de grife e um delicioso polo gastronômico.
Hoje, com 30 mil habitantes, Búzios mantém o que a transformou em um dos destinos mais procurados por visitantes do mundo inteiro no estado do Rio de Janeiro. A cidade é famosa pelos contrastes, aliando perfeitamente o requinte ao rústico, o tradicional ao moderno, a infraestrutura turística às tradições locais, o ar cosmopolita e de cidade pequena.
Por isso mesmo, é um destino que recebe bem a diferentes perfis de visitantes e, o mais importante, com todos os orçamentos. Assim, a cidade cabe no bolso e no gosto de todos os turistas.
Com mais de 20 praias de tirar o fôlego, todas com características únicas, o município promete muitas atividades para os turistas que visitam a região. A praia Geribá é território dos surfistas e dos jovens que vão atrás de uma paquera, enquanto a praia Azedinha é um mar de tranquilidade. Por outro lado, a praia da Ferradura é ideal para famílias com crianças. Já os adeptos dos esportes náutico fazem a festa nas praias Rasa e de Manguinhos por conta dos bons ventos, ideais para windsurf e kitesurf.
Uma maneira agradável de conhecê-las é fazendo passeios de barco que também levam às ilhas Feia e Rasa. Além de desfrutar das paisagens, as paradas para mergulho revelam a abastada vida marinha da região.
O efeito de duas correntes marítimas, uma do Equador e o outra do Polo Sul, dá ao mar um incrível contraste de temperaturas. Por isso, seja em dia de mar gelado ou com correntes de água morna, o importante é aproveitar toda a beleza que a cidade tem a oferecer.
Depois que o sol se põe, a badalada noite de Búzios tem início, o agito começa na Rua das Pedras e se estende até à Orla Bardot, ambas com vários restaurantes, bares, música e para todos os gostos.
A cidade de Búzios se mantém encantadora durante todo o ano, mas claro que a variação de temperatura e alta temporada influenciam bastante no clima do lugar. Durante os meses de verão, Búzios é fervilhante. As praias estão quase sempre lotadas. O mesmo acontece, naturalmente, em todos os feriados prolongados e períodos de férias escolares.
Mas, as temperaturas em Búzios não variam muito ao longo do ano. Além disso, a boa notícia é que a cidade tem um dos menores índices pluviométricos do estado do Rio de Janeiro e você sempre encontrará um tantinho de sol.
Como chegar
Búzios não tem aeroporto próprio e a melhor pedida em termos de comodidade costuma ser voar até o Aeroporto de Cabo Frio, que fica a cerca de 20 minutos da cidade. Inaugurado em 1998, o aeroporto ainda opera poucas rotas, contando apenas com voos da Azul provenientes de Belo Horizonte. Dessa forma, quem não vive na capital mineira terá que fazer uma escala para chegar ao local.
Outra opção é voar para um dos aeroportos localizados no Rio de Janeiro - tanto o Santos Dumont quanto o Galeão ficam a cerca de 170 quilômetros de distância de Búzios (ou mais ou menos duas horas e meia de carro). Os dois aeroportos são boas opções para quem vai do Rio de Janeiro a Búzios de carro alugado ou transfer.
A maior parte do percurso terrestre entre o Rio de Janeiro e Búzios é feita em uma estrada duplicada e bem conservada - apenas o trecho final da viagem será realizado em pista simples, o que contribui para diminuir o tempo e aumentar a comodidade da viagem. É importante prestar atenção especial aos limites de velocidade, já que cinco radares eletrônicos estão em funcionamento nessa rota.
Os viajantes que preferem viajar de ônibus do Rio podem dar preferência a voar para o Galeão, que oferece transporte direto até a cidade quatro vezes ao dia. Além disso, os preços de passagens para este aeroporto costumam ser mais em econômicos. Viajando pelo Santos Dumont, será necessário ir até a Rodoviária Novo Rio para pegar um ônibus até Búzios - o benefício nesse caso é uma maior variedade nos horários de saídas, já que os ônibus funcionam durante todo o dia.
Partindo de São Paulo (SP) de carro, são cerca de 7 horas e meia de estrada. De Vitória (ES), o trajeto pode ser percorrido em 6 horas e meia e, para quem sai de Belo Horizonte(MG), a viagem de carro dura aproximadamente 8 horas.
Vida noturna
Se as praias de Búzios fervem durante o dia, a noite não fica para trás em termos de animação. O agito começa já na hora do pôr-do-sol, quando o movimento no Porto da Barra, em Manguinhos, começa a aumentar. É ali que muitos viajantes vêem o cair da tarde enquanto tomam a primeira cerveja do dia.
A partir daí, é natural seguir a noite na Orla Bardot, onde diversos bares e restaurantes reúnem pessoas de todas as tribos. Com mesinhas na calçada e vista para o mar, o ambiente não poderia representar melhor a noite de Búzios - mesmo que o agito ainda esteja apenas começando. Um dos preferidos dos frequentadores é o Anexo, com um ambiente descontraído e sofás aconchegantes na varanda.
Na Rua das Pedras, os sotaques já começam a se confundir em uma fascinante mistura entre falantes de português, espanhol e inglês. É o clima internacional de Búzios que fala mais alto enquanto caminhamos entre seus muitos restaurantes e bares. Cada lugar traz um estilo de música diferente, bem como um cardápio próprio - e não faltarão opções para todos os gostos.
A creperia Chez Michou é certeza de animação e reúne um público jovem interessado em curtir o ambiente ao som de surf music. Para quem já passou dos 30, o Pátio Havana é uma boa pedida, com trilha sonora que vai do jazz ao MPB.
Quem quer mesmo dançar até o amanhecer pode curtir um happy hour estendido, já que as baladas em Búzios começam a encher por volta da 1h. Durante o verão, a noite não tem hora para terminar e é bem possível sair da festa direto para a praia, curtindo um novo dia. A Privilège é uma das casas noturnas mais conhecidas da cidade, geralmente com grandes DJs tocando e filas maiores ainda. Se preferir, rume para a Pacha, outra sensação da noite de Búzios.